Como ter ideias?

 

        Na grande maioria dos casos, para tratar dos temas de redação, os alunos levantam exemplos cotidianos, situações que acontecem com amigos e familiares, além de trazerem para o texto crenças extremamente vinculadas ao senso comum. As ideias vinculadas na maior parte das redações são impressionistas, baseadas em preconceitos, em questões tradicionais e em pensamentos prontos. Não há nenhum tipo de questionamento, de reflexão e crítica em seus textos. E como se sabe, um texto dissertativo é um texto que prima pelo debate, pela reflexão e pela defesa de ideias. 

       Como se tem ideias? As ideias saem de nossa cabeça e não de fora dela, portanto para termos boas ideias é interessante termos alguma coisa na cabeça. Política, história, sociologia, filosofia, literatura, artes em geral, são assuntos com os quais temos de estar minimamente familiarizados para fazer boas relações na hora de escrevermos um texto. Para abordar um tema de redação, com ideias minimamente boas, temos de estar atentos a duas dicas:

 

- Não ficar somente no nível da observação.

- Estabelecer relações. (Interdisciplinariedade)

 

            Uma dica está interligada com a outra, quando a gente estabelece relações, a gente sai do nível da observação. Mas que quer dizer estabelecer relações? Bem, deve-se olhar para um tema, seja qual for, e pensar nele sob um perspectiva que envolva vários campos do conhecimento. Um tema de redação pode ser escrito sob a ótica da sociologia, sob uma ótica mais política, sob um viés histórico, justificando questões atuais com o passado, sob uma perspectiva religiosa, biológica, psicológica ou filosófica.

            É interessante olhar para um tema de redação com o mosaico abaixo em mente e ver sob quais óticas é mais interessante abordarmos o tema.  

 

- FILOSOFIA - POLÍTICA - BIOLOGIA -

HISTÓRIA - LITERATURA - SOCIOLOGIA

PSICOLOGIA - RELIGIÃO - ANTROPOLOGIA

CIÊNCIAS EXATAS - ARTES EM GERAL -

            

               Todas essas áreas do conhecimentos humano oferecem muito mais do que a mera observação, todas essas áreas do conhecimento nos ajudam a ver e a entender a vida de forma mais rica, logo, também nos ajudam a escrever um texto de forma mais rica.